sexta-feira, 30 de julho de 2010

Salada


Esta salada serviu como excelente acompanhamento do jantar de hoje:
Ingredientes:

1 Alface pequena
1/2 cebola
5c.sopa de croutons com sabor a alho
sal q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b

Preparação:

Lave e arranje a alface e coloque numa saladeira. Corte a cebola em rodelas e acrescente à alface. Junte os croutons e tempere com sal, azeite e vinagre. Misture tudo e sirva.

Frango no Forno

Conhecem?


Se nunca experimentaram vale a pena... Já tinha comprado há algum tempo este tempero da Maggi (sugestão de uma colega do trabalho) só que andava perdido no armário da cozinha, até que hoje resolvi experimentar, é só seguir as instruções, colocar o frango no saco, o tempero e levar ao forno durante 50m. Ficou assim...



Como acompanhamento, esta bela salada.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tarte de Nata

Como o prometido é devido, aqui está a receita da tarte que já apareceu numa foto anterior, esta é uma tarte de nata, sem natas... Uma receita antiga da minha tia e muito rápida de se fazer.



Ingredientes:

1 base de massa folhada
1/2L de leite
150g de açúcar
50g de maizena
1 casca de limão
4 gemas

Preparação:

Coloque a massa folhada sobre uma tarteira e com um garfo pique o fundo. Reserve.
À parte coloque num tachinho o leite, o açúcar, a maizena e a casca de limão, leve a ferver em lume brando até engrossar.
Depois junte as gemas previamente batidas, mexendo sempre.
Deite o creme sobre a massa folhada e leve ao forno a cozer em forno bem quente durante cerca de 20m.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Compota de Ameixas



Desta vez trago como sugestão uma compota de ameixas, tinha umas quantas cá em casa (oferta dos pais do meu namorado)que precisavam de ser consumidas rapidamente e como não dava para comer tudo, decidi procurar uma receita e mãos à obra...

Ingredientes:
500g de ameixas em pedaços, sem peles e sem caroços
350g de açúcar
Sumo de 1/2 Limão

Preparação:

Depois de retirar as peles e os caroços das ameixas coloque-as num tacho juntamente com o açúcar e o sumo de limão. Mexa bem e leve a lume brando deixando ferver lentamente.
Com a ajuda de uma colher vá retirando a espuma escura que se vai formando à superfície.
Deixe o doce ferver até atingir o ponto de estrada, ou seja, quando se retira um pouco de doce para um prato e se passa o dedo por cima, abre-se uma "estrada" indicando que o doce está no ponto.
Passe o doce com a varinha mágica.
Coloque o doce em frascos esterilizados e feche muito bem.
Nota: Se colocar os frascos virados ao contrário o doce conserva-se por mais tempo.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fusilli Tricolor com Frango e Natas



Depois de umas férias merecidas volto a colocar alguns dos meus cozinhados, porque mesmo de férias não deixei de cozinhar...
Desta vez fiz uma receita muito simples e para repetir sempre.

Ingredientes:
350g de Fusilli Tricolor
4 peitos de Frango
1 cebola
2 dentes de Alho
4 c. (sopa) de Azeite
2 c. (sopa) de massa de tomate
1 dl de Vinho Branco
Água q.b.
1 lata de Cogumelos
1 pac. Natas

Comecei por fazer um refogado com a cebola, o alho e o azeite, deixei a ao lume até a cebola ficar bem lourinha, depois juntei os peitos de frango previamente cortados em cubos e deixei fritar um pouco. Depois os cogumelos, a massa de tomate, o vinho branco e um pouco de água (meio copo), temperei com sal e um pouco de pimenta e deixei cozinhar.
À parte cozi a massa em água e pouco sal.
Quando o frango estiver praticamente cozinhado e já com pouco molho, adicionei as natas, mexendo sempre até se diluírem uniformemente pelo restante molho.
Depois de cozida a massa, deixei escorrer muito bem toda a massa e envolvi com o preparado anterior.

sábado, 10 de julho de 2010

Bolo de Chocolate



Este bolo de chocolate tem tido sempre sucesso em todas as festas e é muito simples de se fazer, a receita é esta:

Bata 6 gemas com 2 chávenas de açúcar. Junte 1/2 chávena de óleo e 1 chávena de água quente. Depois misture uma chávena e meia de farinha e uma colher (chá) de fermento. Junte também uma chávena de chocolate em pó. Mexa tudo muito bem e por fim bata 6 claras em castelo e junte ao preparado anterior. Leve ao forno até cozer.

Para a cobertura:
Derreta em banho - maria uma tablete de chocolate com 2 colheres de manteiga e um pouco de leite.
Barre o bolo com a cobertura e decore como quiser.
Neste caso e como era para um aniversário de criança optei por decorar com bolinhas coloridas de chocolate (pintarolas, smarties...)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Salada com mini-crepes



Ainda a propósito do meu recente aniversário, e depois do meu namorado me ter levado a jantar num restaurante lisboeta, tirei a ideia para esta pequena entrada do cardápio do mesmo.
Comecei por fazer uma salada com alface frisada, agrião, rúcula e cebola cortada em rodelas, temperei com azeite, sal e um pouco de vinagre.Juntei ainda algumas nozes. Agora, apresento-vos o segredo mais secreto ;), os mini-crepes de legumes, que se encontram à venda nas lojas Lidl e que são muito bons. É só levar ao forno até ficarem douradinhos e servir. Dão uma entrada saborosa num restaurante e em nossa casa também.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Bolo de Nozes


Recentemente foi o meu aniversário e como já é hábito, fiz o meu bolo de aniversário para comemorar com os colegas de trabalho, este ano resolvi experimentar uma receita nova do chefe Hernâni Ermida e não me saí mal, pois quem comeu gostou... Quanto à tarte que também está na foto, fica para outro post.
Ora aqui vai a receita do Bolo de Nozes:

Numa tigela bate-se 200g de manteiga amolecida com 400g de açúcar até ficar um creme liso, junta-se 6 gemas e 2dl de natas e mexe-se bem. Bate-se as claras em castelo e adicionam-se à mistura, alternadamente com 360g de farinha misturada com 1c. (chá)de fermento. Por fim, junte 150g de nozes picadas e misture delicadamente. Deite a mistura obtida numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno, pré-aquecido, a 180˚C durante 30 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme, deixe arrefecer e depois corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas. Numa tigela, misture uma lata de leite condensado com mais 150g de nozes bem moídas. Regue a metade inferior do bolo com esta mistura, reponha a parte de cima e sirva decorado a gosto.

Bom Apetite!