sábado, 17 de dezembro de 2011

Aletria

Esta fui buscar ao baú... :) A foto foi da aletria que preparei na passagem de ano 2010/2011 mas serve perfeitamente para ilustrar esta receita tão natalícia. Aletria é um doce que não aprecio, no entanto o F. gosta muito e por isso decidi fazer, pela primeira vez, ficou muito cremosa e até comi um pouco, já o F gosta dela mais seca, de tal forma que se cortam fatias como se de um bolo se tratasse... Não foi desta que acertei com a receita mas posso sempre continuar a tentar... Para quem gostar de Aletria cremosa pode sempre experimentar esta que é muito boa.



Ingredientes:

1/2L de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
10 c. (sopa) de açúcar
4 gemas
1 c. (sobremesa) de açúcar
um fio de leite
1 tigela de água fria
8 meadas de aletria

Preparação:

Coloque a água fria e a aletria num tacho, desfazendo as meadas com a mão. Leve o tacho a lume brando. Numa taça, bata as gemas com 1 c. (sobremesa) açúcar e um fio de leite. Num fervedor, leve o leite a ferver juntamente com o restante açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Retire a casca do limão e o pau de canela. Deite o leite sobre a aletria e mexa sempre com um garfo até a aletria cozer (cerca de 3 minutos). Fora do lume, deite em fio as gemas mexendo bem. Leve novamente ao lume. Assim que levantar fervura retire. Deite a aletria numa travessa larga e, depois de arrefecer, enfeite a gosto com canela.

Nota: Esta receita retirei de um blog aqui na net, mas sinceramente não me recordo de onde, se alguém reconhecer a receita, por favor coloque aqui indicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário